Café Catuai Amarelo

Código: cafeama
Selecione a opção de Quantidade de Mudas::
Ops! Esse produto encontra-se indisponível.
Deixe seu e-mail que avisaremos quando chegar.
Ops! Esse produto encontra-se indisponível.
Deixe seu e-mail que avisaremos quando chegar.
Ops! Esse produto encontra-se indisponível.
Deixe seu e-mail que avisaremos quando chegar.

Nome científico: Coffea arábica

Em geral, cafés têm origem africana. O Café Catuai foi obtido pelo cruzamento de “Caturra Amarelo” com “Mundo Novo”. Essa nova combinação foi denominada de Catuai, tendo como características principais o porte baixo, tipo Caturra, e a rusticidade e resistência do café “Mundo Novo”. Este cultivar foi liberado para fins comerciais pelo Instituto Agronômico de Campinas em 1972. A espécie produz cafés de qualidade, finos e requintados, de aroma intenso e inúmeras possibilidades de variações de corpo e acidez.

Tamanho da muda com aproximadamente 15 cm.

Esta variedade foi descoberta há pouco tempo logo ganhou o mercado. Hoje, o catuai – palavra que significa “muito bom” no dialeto tupi-guarani, é líder de produção nas lavouras arábica do Brasil e uma das variedades mais produzidas do planeta. A subespécie 100% brasileira traz apresenta dois grandes grupos de variedades, o catuai amarelo e catuai vermelho. No gosto, tanto o fruto amarelo quanto o vermelho têm características em comum: tendem a ser leves e suaves de leve acidez. O sabor é levemente adocicado e pouco encorpado. Mas há diferenças, ainda que sutis. Mas em suma, o café catuai amarelo é mais suave.

As plantas são vigorosas e apresentam altura média de 2 a 2,3m e diâmetro da copa de 1,8 a 2m. A coloração das folhas novas é verde-clara com os frutos do café globosos e amarelos. A copa é cilíndrica. Os florescimentos principais ocorrem de maio-julho, conforme o local. 

O clima ideal para o Café Catuai é ameno, não muito quente e, de preferência, em regiões de altitude. Atualmente, a variedade é altamente cultivada no país, em especial na região cafeeira do Cerrado Mineiro, em Minas Gerais. É uma planta que não aguenta frio intenso.

A muda de Café Catuai Amarelo adquirida em nosso pode produzir a partir de 4 anos de plantio. Cultivar formado por semente.

O solo deve ser rico em matéria orgânica, drenado, sem formações rochosas. Uma terra arável com húmus de minhoca e substrato orgânico. O uso de adubos químicos torna o solo mais pobre e improdutivo, portanto a adubação deve ser feita com esterco animal curtido.  O ideal é plantar em local de meia sombra de outras árvores que ainda haja uma boa incidência de luz filtrada.  A rega deve ser feita moderada e manter uma certa umidade do solo fazendo uma cama de folhas secas sob a cova. Como tratos culturais deve prestar atenção na eliminação de ervas daninhas que crescem ao redor da planta. podas de formação e condução somente após o segundo ano de plantio, antes disso remova somente galhos e folhas secas e mal formados.

ATENÇÃO
*Nossas mudas não são enviadas com vasos, não são enviadas com frutos, não são enviadas com folhas, (pois sofrem poda pré transporte) E NÃO são plantas adultas.
*Imagens principais meramente ilustrativas equivalentes a um exemplar adulto da mesma espécie comercializada, já estabelecido, florindo ou frutificando. 

  Manual de procedimento inicial 

            

Produtos relacionados

Sobre a loja

Viveiro de Mudas RENASEM N° SP-16867/2018 falecom@jardimexotico.com.br Nossos horários de atendimento são: De segunda à sexta - feira: das 8:00 às 13:00 - das 14:00 às 17:00. Não trabalhamos aos sábado, domingos e feriados.

Social
Pague com
  • Mercado Pago
  • PagSeguro V2
  • PagSeguro V2
Selos

BUQUE GIGANTE EIRELI - CNPJ: 28.066.332/0001-98 © Todos os direitos reservados. 2021