Castanha Sapucaia

Frete Grátis
Código: castanhasapucaia
Selecione a opção de Quantidade:
Ops! Esse produto encontra-se indisponível.
Deixe seu e-mail que avisaremos quando chegar.
Ops! Esse produto encontra-se indisponível.
Deixe seu e-mail que avisaremos quando chegar.
Ops! Esse produto encontra-se indisponível.
Deixe seu e-mail que avisaremos quando chegar.

Nome científico: Lecythis pisonis

Nativa brasileira, ocorre sempre próximo aos rios da floresta Atlântica, do Rio de Janeiro até a Bahia, e em alguns ecossistemas da floresta Amazônia do estado da Amazônia e Pará. 

Tamanho da muda com aproximadamente 30cm.

Árvore de grande porte que pode chegar aos 30m de altura, com copa globosa e densa. O tronco é acinzentado com casca grossa e fissurada (com rugas e sulcos). As folhas são decíduas (caem todas no fim do inverno) e quando brotam novamente adquirem coloração rosa avermelhado dando um lindo efeito ornamental na primavera. As flores nascem em cachos terminais e são andróginas (possuem 2 sexos separadamente na mesma flor), petaladas de cor roxo escuro ou avermelhadas. Os frutos quando maduros (de agosto a novembro) soltam uma espécie de tampa, deixando cair as muitas sementes marrons de casca dura. Essa casca precisa ser removida para que as amêndoas sejam apropriadas para o consumo, com sabor especial e ricas em proteína vegetal.

Embora a madeira seja de excelente qualidade e outrora tenha sido usada para muitos fins, é fundamental que não seja mais utilizada nos dias atuais devido à raridade dessa árvore. No entanto, caso haja um planejamento efetivo de plantio para uso da madeira, trata-se de uma ótima alternativa, uma vez que em 10 anos a árvore já produz uma tora de 30 a 40 cm de diâmetro.

Pode ser cultivada em quase todo o Brasil, em climas tropicais e subtropicais, podendo resistir a geadas ocasionais. Apesar de uma só planta produzir sozinha, aconselha-se que sejam plantadas no mínimo 2 exemplares para haver polinização cruzada e uma melhor produção. Pode ser cultivada na beira de rios porque não se abala a inundações periódicas. A muda de Castanha Sapucaia adquirida em nosso site produz em até 8 anos por ser um cultivar feito por sementes.

Cultivar em meia sombra. Caso sejam plantadas em quantidade, é necessário que o espaçamento entre as mudas seja de pelo menos 8m. Prefere solos arenosos, argilosos e profundos. A irrigação deve ser constante enquanto se trata de uma planta jovem. Nessa fase não se pode deixar que o solo seque por completo. Quando essa árvore chega a sua fase adulta passa a ter uma resistência melhor a períodos de escassez de água. Aprecia adubação de matéria orgânica e húmus de minhoca. Fazer apenas podas de formação de copa e eliminar os galhos que nascerem na base do tronco ou os que surgirem e estiverem virados para o centro da copa.

ATENÇÃO
*Nossas mudas não são enviadas com vasos, não são enviadas com frutos, não são enviadas com folhas, (pois sofrem poda pré transporte) E NÃO são plantas adultas.
*Imagens principais meramente ilustrativas equivalentes a um exemplar adulto da mesma espécie comercializada, já estabelecido, florindo ou frutificando. 

  Manual de procedimento inicial 

            

Produtos relacionados

Sobre a loja

Viveiro de Mudas RENASEM N° SP-16867/2018 falecom@jardimexotico.com.br Nossos horários de atendimento são: De segunda à sexta - feira: das 8:00 às 13:00 - das 14:00 às 17:00. Não trabalhamos aos sábado, domingos e feriados.

Social
Pague com
  • Mercado Pago
  • PagSeguro V2
  • PagSeguro V2
Selos

BUQUE GIGANTE EIRELI - CNPJ: 28.066.332/0001-98 © Todos os direitos reservados. 2021