Nome científico: Plinia edulis
Uma das mais saborosas frutas brasileiras, quase extinta na natureza tanto devido ao seu habitat natural ser bastante específico, quanto por não ser muito conhecida atualmente, mas principalmente por conta da extração da excelente madeira do Cambucá. Embora pertença à família das jabuticabas e tantas outras já comuns à nós, o Cambucá não é uma espécie muito conhecida. A planta pode ser aproveitada no paisagismo e reflorestamento misto destinado à recomposição de áreas degradadas de preservação permanente, além de ser uma árvore atrativa para os pássaros.
Tamanho da muda com aproximadamente 20cm.
Nativa da região da mata Atlântica litorânea dos estados da Bahia, Espírito Santo e Rio de Janeiro, é planta rara mesmo na natureza, ocorrendo apenas nas várzeas aluviais e encostas úmidas quase que exclusivamente no interior da mata preservada. No entanto, tem fácil adaptação à diferentes climas e condições de solo, motivo pelo qual é ótima para reflorestamento (além de servir frutos).
Árvore muito ornamental por conta da copa densa e piramidal, quando selvagem chega aos 20m, mas se cultivada pode ficar com cerca de 5m de altura. Após a bela floração branca e perfumada que atrai abelhas, no verão surgem os frutos arrendondados e com sementes, de polpa doce e acidulada cujo sabor lembra o mamão papaia e a manga juntos, sendo ideais para o consumo in-natura. A fruta brota diretamente do caule, como a jabuticaba. Quanto aos frutos, estes além de terem tamanho que varia entre 4 a 7 cm, possuem uma textura macia, semelhante ao pêssego. Podemos destacar também que o Cambucá tem propriedades medicinais. É rico em proteínas, fibras, Vitamina A e C, tem grande ação anti-oxidante.
As atenções com o cultivo referem-se a plantar no mínimo 2 mudas para uma melhor produção de frutos, que geralmente são abundantes. A floração acontece no final de outubro até dezembro e os frutos amadurecem de dezembro a janeiro, dependendo do clima que varia muito no nosso país. Esta espécie é de crescimento lento.
O cambucá é ideal para regiões de clima tropical e subtropicais. Desenvolve em regiões mais frias, porém seu crescimento é mais lento. Suporta geadas.
A muda de Cambucá adquirida em nosso site produz em até 15 anos por ser um cultivar feito por sementes.
O Cambucá é muito exigente à água e aprecia ambiente sombreado, mas também pode ser plantada a pleno sol como em bosques com arvores grandes bem espaçadas. Não é muito exigente enquanto ao solo. Mas o melhor solo para seu cultivo o profundo, úmido, neutro, com constituição arenosa ou argilosa (solo vermelho) e rico em matéria orgânica. Fazer apenas podas de formação da copa e eliminar os galhos que nascerem na base do tronco ou estiverem cruzando a copa interior que precisa estar bem arejada para frutifica. Molhe a muda 1 vez por dia.
ATENÇÃO
*Nossas mudas não são enviadas com vasos, não são enviadas com frutos, não são enviadas com folhas, (pois sofrem poda pré transporte) E NÃO são plantas adultas.
*Imagens principais meramente ilustrativas equivalentes a um exemplar adulto da mesma espécie comercializada, já estabelecido, florindo ou frutificando.
Manual de procedimento inicial
Comércio de mudas e plantas para o consumidor final, oferecendo uma ampla variedade de opções. Temos desde mudas de árvores frutíferas, suculentas e plantas ornamentais até mudas de flores, orquídeas e muitas outras espécies raras e exóticas. Tudo o que você precisa para o seu jardim. Viva Plante Cure 100% Organico falecom@jardimexotico.com.br Nossos horários de atendimento são De segunda à sexta-feira: das 8:00 às 12:00 - das 13:00 às 17:00.