Nome científico: Aloe barbadensis "VERA"
Essa variedade é a babosa que conhecemos como Aloe Vera, a qual possuí inúmeras propriedades regeneradoras, curativas, umectantes, lubrificantes e nutritivas. Chamada de "a planta da saúde e da beleza", tem seu uso documentado desde a época do antigo Egito, com passagens na Bíblia e antigos documentos fenícios. Também há relatos que Alexandre Magno usava Aloe Vera como único paliativo para os ferimentos de guerra. Inúmeras e renomadas instituições científicas e docentes têm efetuado estudos formais sobre essa espécie e seus efeitos de cura para várias enfermidades.
Tamanho da muda com aproximadamente 20 cm.
É planta indispensável para farmácia-viva, ou seja, aquelas que são cultivadas em casa a fim de funcionar como eficiente medicamento para questões cotidianas. Basta cortar um pedaço da carnuda folha, descascá-lo (retirando toda a secreção amarelada, que é tóxica) e aplicar a polpa pura sobre a pele, seja para ferimentos, queimaduras, alergias ou simples hidratação. Ainda pode ser usada no banho, como sabonete (evitando apenas o contando com mucosas) ou até ser usada no cabelo como xampu ou condicionador (necessitando de enxague). As flores são produzidas no verão ou primavera em uma espiga de até 1 m de altura, cada flor sendo pendente, de cor amarela.
A aloé vera é cultivada em muitas regiões do mundo até nas regiões onde as temperaturas podem descer abaixo de 5°C no inverno. A aloe vera pode ser cultivada em solo arenoso ou argilosos. A planta é de uma espécie de folhagem suculenta, o que quer dizer uma planta gordurosa adaptada aos ambientes áridos. Por isso é preciso ter atenção as regas, não deixando que o solo fique demasiado úmido, ainda mais no inverno. O solo deve ser bem drenado para evitar que a água estagne ao nível das raízes. Para a plantação em vaso recomendamos o tamanho do vaso ao tamanho da planta, preferivelmente os vasos que possuem furos em baixo, para uma boa drenagem da água. Se as temperaturas descerem a temperaturas muito abaixo de 0ºC, indicamos colocar a planta dentro de casa numa varanda ou num lugar com bastante iluminação.
A Aloe vera precisa de muita luz. No entanto é melhor evitar colocá-la atrás de um vidro para evitar que as folhas se queimem. Faça uma adubação orgânica que contenha bastante fósforo. Você pode utilizar na composição do seu adubo borra de café, por exemplo, que contém esse mineral. A rega deve ser moderada. Uma vez por semana é o ideal. Antes de realizar as regas, observe se o solo não está úmido. Se estiver úmido, não regue. Faça as podas das folhas que estiverem secando. Já para fazer a colheita, corte as folhas que estão mais afastadas da base da babosa.
*Imagens principais meramente ilustrativas equivalente à um exemplar adulto da mesma espécie comercializada, já estabelecido, florindo.
Manual de procedimento inicial
Comércio de mudas e plantas para o consumidor final, oferecendo uma ampla variedade de opções. Temos desde mudas de árvores frutíferas, suculentas e plantas ornamentais até mudas de flores, orquídeas e muitas outras espécies raras e exóticas. Tudo o que você precisa para o seu jardim. Viva Plante Cure 100% Organico falecom@jardimexotico.com.br Nossos horários de atendimento são De segunda à sexta-feira: das 8:00 às 12:00 - das 13:00 às 17:00.