Nome científico: Ananas comosus
Originária da América tropical e subtropical (da região centro- sul do Brasil, nordeste da Argentina e Paraguai), essa bromeliácea recebeu seu nome “abacaxi” devido a junção de dois termos tupis: i'bá (fruto) e ká'ti (que exala cheiro agradável e intenso). Já “ananás”, é palavra que em Angola serve para caracterizar os frutos de plantas não cultivadas. No entanto, o abacaxi já era cultivado pelos indígenas em extensas regiões do Novo Mundo antes da sua descoberta pelos europeus.
Tamanho da muda com aproximadamente 20cm.
O abacaxizeiro é planta semiperene que pode alcançar um metro de altura. Primeiramente, produz um único fruto, situado no ápice; depois, com a ramificação lateral do talo, aparecem outros frutos, de modo que a fase produtiva pode se prolongar por vários anos. O abacaxi é considerado o símbolo da hospitalidade. Para os povos antigos, colocar um abacaxi do lado de fora das casas é sinal de que visitantes são bem vindos.
É uma planta de clima tropical, apresentando ótimo crescimento e melhor qualidade do fruto na faixa de temperatura de 22o C a 14o C. Temperaturas acima de 32o C reduzem o crescimento da planta e, quando coincidem com elevada insolação, podem causar queimas em frutos na fase de maturação final. Temperaturas abaixo de 20o C também afetam o crescimento da planta e, quando combinadas com período de dias mais curtos e/ou insolação mais baixa e nebulosidade mais alta, são propícias à ocorrência de florações naturais precoces das plantas, o que pode levar à perda de frutos e dificultar o manejo da cultura. A planta é seriamente prejudicada por geadas, mas suporta períodos com temperaturas reduzidas, porém, superiores a 0o C. A planta é exigente em luz, desenvolvendo-se melhor em locais com alta incidência de radiação solar.
A muda adquirida em nosso site pode produzir a partir do 2° ano de cultivo.
O abacaxi pérola é muito sensível ao encharcamento do solo, que pode prejudicar o seu crescimento e a sua produção. Portanto, boas condições de aeração e de drenagem do solo são requisitos básicos para o seu cultivo. A condição de má drenagem a esta muda favorecem o apodrecimento de raízes e a morte de plantas, causados por fungos do gênero Phytophthora. Devem ser plantados em solos areno-argilosos requerendo quase sempre a incorporação de resíduos vegetais e adubos orgânicos que melhorem as suas capacidades de retenção de água e de fornecimento de nutrientes. O abacaxi pérola é considerado uma planta bem adaptada aos solos ácidos, sendo a faixa de pH de 4,5 a 5,5, mais recomendada para o seu cultivo.
*Imagens principais meramente ilustrativas equivalente à um exemplar adulto da mesma espécie comercializada, já estabelecido, florindo ou frutificando.
Manual de procedimento inicial
Comércio de mudas e plantas para o consumidor final, oferecendo uma ampla variedade de opções. Temos desde mudas de árvores frutíferas, suculentas e plantas ornamentais até mudas de flores, orquídeas e muitas outras espécies raras e exóticas. Tudo o que você precisa para o seu jardim. Viva Plante Cure 100% Organico falecom@jardimexotico.com.br Nossos horários de atendimento são De segunda à sexta-feira: das 8:00 às 12:00 - das 13:00 às 17:00.