Nome científico: Gardenia jasminoides
Originou-se na Ásia e é mais comumente encontrada crescendo selvagem no Vietnã, sul da China, e na Índia. Ideal para ser usada como maciço ou formando cerca-viva, mas dá ótimos resultados também como exemplar isolado. Presta-se para o plantio em vasos e é ótima para bonsai pois esta espécie produz flores espetaculares. Produz uma folhagem verde escuro muito bela e brilhante, com o detalhe que as folhas não caem durante o inverno. Deve-se apenas atentar-se em controlar o solo para que tenha uma acidez, pois a planta se desenvolve em solos ácidos.
Tamanho da muda com aproximadamente 20cm, equivalente à segunda foto.
A gardênia é uma planta arbustiva, cujas folhas verde-escuro brilhantes são perenes. A floração ocorre em meados da primavera e início do verão, apresentando intenso perfume das flores muito brancas e grandes, que com o tempo adquirem uma coloração creme com tons amarelados.
Ela pode ser cultivada isolada em pátios ou próximo à portas e janelas, onde há trânsito de pessoas. Sendo conduzida sem podas de adensamento, apenas de limpeza, ela cresce com maior ventilação e é menos suscetível a doenças. Contudo, pode ser plantada em grupos e, sendo cuidada com zelo, pode formar belas cercas-vivas com textura mais compacta. Nas variedades férteis, utilizam-se os frutos de polpa amarela para extração de corantes e, na medicina tradicional chinesa servem para tratar condições febris.
Planta de clima Subtropical, Tropical e temperados. Esta espécie aprecia locais que tenham temperaturas com um calor moderado (ameno até 26 graus) e de noites frias, necessitam de temperatura noturna constante e inferior a 19º Celsius para formação de botões florais. Aprecia temperatura amena, mas não tolera baixa umidade do ar. Não suporta geadas.
A muda de Jasmim do Cabo adquirida em nosso site floresce já no primeiro ano de plantio.
Deve ser cultivada em meia sombra, em solo fértil, argilo-arenoso, levemente ácido, bem drenável, enriquecido com matéria orgânica e com regas regulares. É necessário atentar-se à acidez do solo, que se for muito baixa, as folhas tendem a amarelar. Caso isso aconteça, pode-se adicionar um pouco de vinagre ou suco de limão na água das regas. O momento ideal para a poda das gardênias é após a floração. Regue sempre que necessário. Se notar que a superfície do solo está seca ao toque, regue até que fique um pouco úmida. Para plantio em vaso recomendamos a mistura de 1 parte de terra comum de jardim, 1 parte de substrato orgânico. Adicione também 5 cm de pedrisco ou caco de telha para garantir uma boa drenagem do vaso. O vaso precisa estar em um local de muita luminosidade, mas sem o sol direto nos horários mais quentes. Para estimular a floração, recomenda-se adubar com húmus de minhoca ou esterco curtido.
*Nossas mudas não são enviadas com vasos, não são enviadas com frutos, não são enviadas com folhas, (pois sofrem poda pré transporte) E NÃO são plantas adultas.
*Imagens principais meramente ilustrativas equivalentes a um exemplar adulto da mesma espécie comercializada, já estabelecido, florindo ou frutificando.
Manual de procedimento inicial
Comércio de mudas e plantas para o consumidor final, oferecendo uma ampla variedade de opções. Temos desde mudas de árvores frutíferas, suculentas e plantas ornamentais até mudas de flores, orquídeas e muitas outras espécies raras e exóticas. Tudo o que você precisa para o seu jardim. Viva Plante Cure 100% Organico falecom@jardimexotico.com.br Nossos horários de atendimento são De segunda à sexta-feira: das 8:00 às 12:00 - das 13:00 às 17:00.