Nome científico: Artocarpus heterophyllus
Considerada espécie nativa no sul e sudoeste da Ásia, acredita-se que é originária da Índia. O nome científico deriva dos vocábulos gregos artos ("pão"), karpos ("fruto"), heteron ("distinto") e phyllus ("folha"), significando, portanto, "fruta-pão de folhas diferentes", em referência às folhas da jaqueira, que são distintas (sem lobos) em relação às da árvore da fruta-pão, apesar de ambas as plantas pertencerem ao mesmo gênero. As variedades mais comuns são a jaca dura e a jaca mole. A jaca dura costuma ser maior e tem sabor suave; a mole é mais doce e aromática.
Tamanho da muda com aproximadamente 30cm.
Árvore Perene que pode chegar aos 20m de altura, possui copa mais ou menos piramidal e densa. É planta monoica, ou seja, as flores masculinas e femininas estão separadas em diferentes inflorescências na mesma planta. O fruto origina-se do desenvolvimento da inflorescência feminina, nascendo diretamente do tronco e dos galhos mais grossos e pode pesar até 10kg! O que deles se come são os muitos bagos internos, de polpa doce amarelada e cheiro forte característico, os quais podem ser mais duros ou bem moles de acordo com a variedade da jaqueira. Os frutos aparecem no verão e outono.
Geralmente são consumidos no estado in natura, contudo são frequentemente transformados em doces e geleias caseiras. Quando verde, pode-se cozinhar a jaca de maneira salgada, o que se assemelha ao sabor e à textura de frango. Cada bago reveste uma semente grande, que pode ser cozida ou assada lembrando sabor de castanhas e textura de pinhão. Na Índia a polpa é fermentada e transformada num tipo de aguardente. Na medicina popular o bago é recomendado no tratamento de tosses, enquanto a semente é indicada para reequilibrar desarranjos intestinais. Há quem adote a resina expelida da árvore como cicatrizante. As jaqueiras apreciam locais quentes e úmidos. Tem bom desenvolvimento e produção de qualidade, inclusive em locais de clima subtropical e semiárido.
A muda de Jaca adquirida em nosso site produz de 2 a 3 anos por ser um cultivar feito por sementes.
As Jaqueiras devem ser cultivados em sol pleno ou meia sombra. Preferem solo úmido, profundo e drenado. Preferencialmente os areno-argilosos com PH entre 6,0 e 6,5. A Jaqueira quando cultivada em locais de temperaturas mais elevadas, a semente germina espontaneamente. A rega deve ser diária no período da manhã ou tarde, as jaqueiras apreciam umidade, mas não tolera encharcamentos. A jaqueira depois de estabelecida, você pode começar a regá-la com menos frequência. Para manter a umidade do solo, utilize folhas secas sob a cova. O plantio pode ser feito com terra de mata com esterco animal curtido. Não é necessário realizar podas drásticas na Jaqueira, apenas faça uma limpeza anual eliminando ramos secos, doentes e mal situados. A primeira se faz a partir do quinto ano, no início, as jacas são pequenas e poucas, com o tempo, a produção e o tamanho dos frutos aumenta. As jaqueiras jovens precisam de fertilizante para crescer bem. Use 30 gramas de fertilizante com nitrogênio, fósforo, potássio e magnésio ou adubação orgânica.
ATENÇÃO
*Nossas mudas não são enviadas com vasos, não são enviadas com frutos, não são enviadas com folhas, (pois sofrem poda pré transporte) E NÃO são plantas adultas.
*Imagens principais meramente ilustrativas equivalentes a um exemplar adulto da mesma espécie comercializada, já estabelecido, florindo ou frutificando.
Manual de procedimento inicial
Comércio de mudas e plantas para o consumidor final, oferecendo uma ampla variedade de opções. Temos desde mudas de árvores frutíferas, suculentas e plantas ornamentais até mudas de flores, orquídeas e muitas outras espécies raras e exóticas. Tudo o que você precisa para o seu jardim. Viva Plante Cure 100% Organico falecom@jardimexotico.com.br Nossos horários de atendimento são De segunda à sexta-feira: das 8:00 às 12:00 - das 13:00 às 17:00.