Nome científico: Euphorbia tirucalli
O avelós é também popularmente conhecido como pau-pelado, homem-nu, coroa-de-cristo, cachorro-pelado, árvore-lápis ou graveto-do-diabo. É um arbusto da família das euforbiáceas que produz uma seiva tóxica e cáustica, a qual tem sido amplamente estudada.
A seiva leitosa é extremamente corrosiva e tóxica. Em contato com a pele causa queimaduras graves, em contato com os olhos pode causar dor intensa e cegueira temporária de até 7 dias. Se ingerida, pode causar queimadura na boca, lábios e língua, além de complicações mais intensas, já que náuseas, vômitos e diarreia são os sintomas mais brandos que podem aparecer.
No entanto, em muitas culturas se utiliza avelóz medicinalmente em pequeniníssimas doses para cura de várias doenças, principalmente o câncer. Tem sido usada para tratar cancros, excrescências, tumores e verrugas. Conforme o Jornal Folha de São Paulo, estudos do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, em São Paulo, mostram que essa planta conseguiu estabilizar o quadro clínico de uma pessoa doente com câncer, em estado terminal, e que também foi eficaz no alívio das dores. Porém, em estudo realizado com ratos sobre os efeitos mutagênicos em células da medula óssea, verificou-se que o extrato desta planta aumentou a quantidade de mutações e assim pode também causar câncer... Ou seja, no caso do Avelóz, o limite entre e o veneno e o remédio é muitíssimo tênue.
Por outro lado, esse mesmo látex pode ser facilmente convertido em gasolina. Isso levou o químico Melvin Calvin a propor a exploração do leite desse arbusto como substituto do petróleo. Este uso é particularmente atraente devido à capacidade desse arbusto a crescer em quase todos os tipos de solo. Para produção de borracha, no entanto, não teve boa aplicabilidade.
Tem uma ampla distribuição na África. Cresce em áreas secas e é muitas vezes usado como cobertura. Embora fique realmente bonita como uma grande suculenta e possa crescer em vasos ou jardins, deve-se ter muito cuidado com o local onde plantar Avelóz, já que crianças e animais domésticos não devem nem chegar perto dessa planta!
Tamanho da muda com no mínimo 40cm
*Imagens principais meramente ilustrativas equivalentes a um exemplar adulto da mesma espécie comercializada, já estabelecido.
Viveiro de Mudas RENASEM SP-16284/2017