Nome científico: Brachychiton rupestres
A árvore-garrafa é nativa de Queensland, um dos estados da Austrália. Foi descoberta e descrita por Thomas Mitchell e John Lindley em 1848. Sua principal característica é o formato de seu tronco, que se assemelha ao de uma garrafa que pode atingir cerca de 3,5 metros de diâmetro e de 10 a 25 metros de altura, com folhas decíduas no inverno, para poupar água.
Tamanho da muda com aproximadamente 15 cm, equivalente a segunda foto.
As folhas são simples ou divididas, com uma lâmina estreita de até 11 cm de comprimento e 2 centímetros de largura. A floração de cor creme ocorre entre setembro e novembro, e a frutificação, com folículos em forma de barco, acontece entre os meses de novembro e maio. É uma árvore suculenta e caduca, que se adapta facilmente ao cultivo e resiste à seca e às altas temperaturas. É muito utilizada como árvore ornamental. São extensivamente cultivadas por fazendeiros de Queensland em períodos de seca, pois suas folhas são usadas como forragem animal, e também por ser uma árvore de sombra.
Esta árvore foi muito utilizada pelos aborígenes que consumiam as raízes das plantas jovens e também se refrescavam com a mucilagem adocicada secretada em ferimentos nos troncos. Eles também faziam buracos nos troncos macios para que água se acumulasse, as fibras eram usadas fazer redes de pesca.
Árvores-garrafa se desenvolve melhor em solos bem drenados e a pleno sol. Em seus primeiros estágios de crescimento, as árvores-garrafa crescem lentamente e o formato de garrafa só aparece entre os 5 e os 8 anos de idade. A floração ocorre quando a folhagem adulta aparece e podem levar até vinte anos para florescer.
Se adapta bem aos climas Mediterrâneo, Subtropical, Tropical e Temperado. São tolerantes a geadas.
Não são exigentes quanto à fertilidade do solo. Em geral adaptam-se muito bem a solos pobres, porém adubações ricas em matérias orgânicas anuais estimulam uma intensa floração. Irrigue uma ou duas vezes por semana. Não tolera solos encharcados por muito tempo, já que é uma planta de ambientes áridos. Para ser plantada em vasos e exteriores. Sempre use vasos com furos para escoar a água.
*Imagens principais meramente ilustrativas equivalentes a um exemplar adulto da mesma espécie comercializada, já estabelecido, florindo ou frutificando
Manual de procedimento inicial
Comércio de mudas e plantas para o consumidor final, oferecendo uma ampla variedade de opções. Temos desde mudas de árvores frutíferas, suculentas e plantas ornamentais até mudas de flores, orquídeas e muitas outras espécies raras e exóticas. Tudo o que você precisa para o seu jardim. Viva Plante Cure 100% Organico falecom@jardimexotico.com.br Nossos horários de atendimento são De segunda à sexta-feira: das 8:00 às 12:00 - das 13:00 às 17:00.