Espécie: Lavandula dentata
A Lavanda ou Alfazema é uma espécie nativa do continente europeu, onde é encontrada em Portugal, no nordeste da Espanha, no norte da Itália e sul da França. A Lavanda Alfazema é uma das espécies de plantas medicinais mais usadas e possui ampla aplicação em perfumes e cosméticos.
Tamanho da muda com aproximadamente 20cm.
As flores de lavanda são usadas para arranjos florais secos. As flores púrpuras e os brotos, de fragrância suave, são utilizados em pot-pourris e também para impedir a presença de insetos e parasitas. O cultivo comercial da planta é para a extração de óleos utilizados como antissépticos, em aromaterapia e na indústria de cosméticos. Como produto terapêutico, em infusão, deve ser evitado o uso contínuo, podendo produzir excitação em dose tóxica.
O óleo essencial da lavanda é obtido da destilação das flores, caules e folhas da espécie Lavandula officinalis. Entre várias substâncias, o óleo apresenta na sua composição o linalol e o acetato de linalila, que conferem a sua fragrância e, ainda, resina, saponina, taninos cumarinas.
As flores de lavanda produzem um néctar abundante que rende um mel de alta qualidade. O mel da variedade lavanda foi produzido inicialmente nos países que cercam o Mediterrâneo e introduzido no mercado mundial como um produto de qualidade superior. A lavanda também é usada como erva isoladamente ou como ingrediente da erva da Provence. A floração inicia na primavera e se entende pelo verão.
A alfazema é planta de clima Subtropical, temperado, oceânico e mediterrâneo. É muito resistente tanto ao frio como ao calor, devendo ser plantada em jardins, canteiros ou floreiras com grande exposição solar. Tolera as geadas do inverno e os dias mais tórridos do verão. Ou seja, é uma planta de muitos locais!
A característica mais importante do solo onde queremos plantar as alfazemas é uma estrutura que garanta uma boa drenagem. Nos solos argilosos e sujeitos a encharcamentos, estes arbustos não se desenvolvem e acabam por morrer. A planta exige solos mais secos e longe de excessos de água no solo. Para plantar em vaso, coloque pedras no fundo e utilize solo menos argiloso. O tipo de rega indicado deve ser o sistema gota a gota no pé das plantas. Deve evitar a rega por aspersão para não molhar as folhas. Depois de bem estabelecidas e enraizadas, as alfazemas são bastante tolerantes à seca. É essencial podar as alfazemas todos os anos. Deve realizar a poda preferencialmente no fim do verão ou no início da primavera e evitar fazê-la no outono e inverno. Esta operação é fundamental para incentivar o novo crescimento e evitar que as plantas fiquem muito lenhosas.
Faça a poda de cerca de um terço da planta, eliminando todas as flores secas e respetivas hastes florais. A adubação pode ser feita por composto orgânico ou esterco de gado bem curtido.
*Imagens principais meramente ilustrativas equivalentes a um exemplar adulto da mesma espécie comercializada, já estabelecido, florindo ou frutificando.
Manual de procedimento inicial
Comércio de mudas e plantas para o consumidor final, oferecendo uma ampla variedade de opções. Temos desde mudas de árvores frutíferas, suculentas e plantas ornamentais até mudas de flores, orquídeas e muitas outras espécies raras e exóticas. Tudo o que você precisa para o seu jardim. Viva Plante Cure 100% Organico falecom@jardimexotico.com.br Nossos horários de atendimento são De segunda à sexta-feira: das 8:00 às 12:00 - das 13:00 às 17:00.