A Epidendrum revolutum é uma orquídea cujo caule pode chegar a um metro de altura, com compridas folhas verde-brilhantes. As flores aparecem em abundância e bem juntas no fim do verão e início do outono, pendendo da haste floral num belo efeito em tom lilás-amarronzado.Seu ambiente natural geralmente é quente durante o dia com queda significativa de temperatura à noite. Aprecia lugares úmidos bem ventilados e precisa estar abrigada da luz intensa, pois gosta mesmo de locais sombreados. É uma espécie bastante resistente a doenças. Sua principal praga são os pulgões, principalmente na fase de brotação. O controle pode ser manual ou usando-se detergente líquido diluído em água.
O gênero Epidendrum é chamado assim porque sua criação serviu para abrigar todas as espécies epífetas: na latinização de duas palavras gregas, "epi" significa "sobre", "em cima de"; e "dendron" significa "árvore". Embora hoje nem todas as epífetas pertençam a esse genero, ele inclui mais de 1100 espécies, e é apelidado por alguns autores de mega-genero.
Tamanho da muda com no mínimo 15 cm, equivalente à última foto.
*Imagens principais meramente ilustrativas equivalentes a um exemplar adulto da mesma espécie comercializada, já estabelecido, florindo.
Viveiro de Mudas RENASEM N° SP-16867/2018