Gênero pertencente à família das orquídeas, cujo nome deriva do grego: κατα (kata), que significa “para baixo”, e do latim: seta, que significa “seda”, numa referência aos dois apêndices (que são prolongamentos da coluna) semelhantes a antenas voltadas para baixo, no interior do labelo das flores masculinas, cuja interessante função é expelirem o polinário à distância quando tocadas.
Existem mais de 160 espécies epífitas (além de algumas raras terrestres ou rupícolas), encontradas do México ao norte da Argentina, com o maior número de espécies na Amazônia, tanto que as variedades brasileiras abarcam mais de 100 espécies.
Apresentam três tipos diferentes de flores: masculinas, femininas e ocasionalmente hermafroditas, geralmente em hastes separadas mas ocasionalmente na mesma inflorescência. As pétalas e sépalas são inteiramente livres, parecidas, podendo ser curvadas para trás, acanoadas ou coniventes. Via de regra, são muito abundantes quando masculinas e em menor quantidade quando femininas. As masculinas apresentam formatos muito variáveis, normalmente de coloridos vistosos. As flores femininas de quase todas as espécies são verdes e parecidas, de modo que é difícil a identificação de uma espécie pelas flores femininas.
Então, a maior curiosidade das Catasetuns está mesmo na questão das flores, tanto que há estudos que acreditem que a variação hídrica, térmica, e a luminosidade podem estar intimamente ligadas à indução das flores femininas.
Outro aspecto interessante está na capacidade de redução do metabolismo frente a qualquer ataque de pragas ou variações climáticas, esse processo é comumente chamado de dormência, no qual a planta perde as folhas e reduz a absorção de água e nutrientes, permancendo latente até que as adversidades passem, brotando normalmente logo após.
O gênero Catasetum é extremamente adaptável, mas requer umidade constante e calor, além de alta quantidade de Nitrogênio para o seu desenvolvimento.
Tamanho da muda com no mínimo 5 cm, equivalente à última foto.
*Imagens principais meramente ilustrativas equivalentes a um exemplar adulto da mesma espécie comercializada, já estabelecido, florindo.
Viveiro de Mudas RENASEM N° SP-16867/2018 falecom@jardimexotico.com.br Nossos horários de atendimento são: De segunda à sexta - feira: das 8:00 às 13:00 - das 14:00 às 17:00. Não trabalhamos aos sábado, domingos e feriados.