Cereja Preta ou Maria Preta ou Cambuí Preto

Código: mariapreta
Selecione a opção de QUANTIDADE DE MUDAS:
Ops! Esse produto encontra-se indisponível.
Deixe seu e-mail que avisaremos quando chegar.
Ops! Esse produto encontra-se indisponível.
Deixe seu e-mail que avisaremos quando chegar.
Ops! Esse produto encontra-se indisponível.
Deixe seu e-mail que avisaremos quando chegar.

Nome científico: Eugenia candolleana 

A Ameixa-da-mata é nativa dos tabuleiros praianos e restingas, bem como da mata atlântica litorânea, ocorrendo desde o Nordeste brasileiro até Santa Catarina.  Os frutos aparecem de março a maio num tom tão escuro quando maduros que conferiram à planta o apelido de Maria Preta. In natura são muito apreciados mas podem ser utilizados em bolos, sucos, sorvetes e geleias. 

Tamanho da muda com aproximadamente 20cm. 

Trata-se de uma arvoreta ramificada que não ultrapassa os 4m de altura. A copa é arredondada, cônica e densa, formada por belas folhas que quando novas têm tom de ferrugem, depois passam a amareladas até tornarem-se verde escuro luminoso, e têm textura grossa como couro. As flores são hermafroditas e nascem em grupos, sendo muito ornamentais. Essas características além da beleza a tornam uma ótima opção para paisagismo, podendo formar bosques. A cereja preta também tem ação anti-inflamatória, regeneradora muscular, benéfica no auxílio contra gota, diabetes, colesterol e hipertensão.

A Cereja preta pode ser cultivada em todo o Brasil. É muito versátil: de fácil cultivo, rápido crescimento, resistente a baixas temperaturas (até – 3º), aprecia diversos tipos de solo e tolera pleno sol.  A muda de Cereja Preta adquirida em nosso site produz de 2 a 3 anos por ser uma cultivar feito por sementes.

Quando o objetivo é tê-la como árvore isolada, é aconselhável que sejam plantados pelo menos dois exemplares com proximidade mediana entre um e outro, garantindo maior produtividade. 

Prefere solos ricos e drenados, mas que retenham umidade. Frutifica melhor a pleno sol. Use a composição de 50% de terra, 30% de matéria orgânica e 20% de areia para vasos. Aprecia adubo orgânico e esterco animal. No primeiro ano de vida da Cereja Preta, é aconselhável fazer regas diárias, mas sem jamais encharcar o solo, pois isso favorece a proliferação de fungos. A planta adulta não precisa ser regada todos os dias, com exceção da época em que estiver produzindo frutos, pois o nesta fase seu gasto energético aumenta. Para plantar a Cereja Preta em vaso, primeiramente é preciso encontrar um recipiente com capacidade para 60 litros, no mínimo. O vaso deve ter furos no fundo, para uma adequada drenagem da água. Coloca-se bolinhas de argila, pedras ou cacos de telha no fundo do vaso, também para melhorar a drenagem da água. Por fim, coloca-se um pedaço de tela sobre as pedras, bolas de argila ou cacos de telha, para que a terra não passe e entupa os furos no fundo do vaso. Deve-se fazer podas no fim do inverno para fazer a formação da planta eliminando ramos e brotos da base e todo o excesso de ramos que nascerem voltados para o interior da copa. 

ATENÇÃO

*Nossas mudas não são enviadas com vasos, não são enviadas com frutos, não são enviadas com folhas, (pois sofrem poda pré transporte) E NÃO são plantas adultas.
*Imagens principais meramente ilustrativas equivalentes a um exemplar adulto da mesma espécie comercializada, já estabelecido, florindo ou frutificando. 

  Manual de procedimento inicial 

             

Produtos relacionados

Sobre a loja

Viveiro de Mudas RENASEM N° SP-16867/2018 falecom@jardimexotico.com.br Nossos horários de atendimento são: De segunda à sexta - feira: das 8:00 às 13:00 - das 14:00 às 17:00. Não trabalhamos aos sábado, domingos e feriados.

Social
Pague com
  • Pagar.me V2
  • Mercado Pago
  • PagSeguro V2
Selos

BUQUE GIGANTE EIRELI - CNPJ: 28.066.332/0001-98 © Todos os direitos reservados. 2021