Nome científico: Myrciaria aureana
Habita naturalmente a floresta atlântica de baixada. Essa variedade é tão rara que está praticamente extinta na natureza. Tem bom valor para paisagismo de pequenos espaços. Pode ser cultivado em vasos. A jabuticaba branca é rica em vitaminas para o sistema imunológico. Além disso do fruto é possível fazer deliciosos sucos, doces e geleias.
Tamanho da muda com aproximadamente 30 cm.
Arvoreta que costuma permanecer com 3m de altura, possui tronco bastante ornamental devido à descamação que vai alterando a coloração desde vários tons de marrom até o amarelado. As folhas duras formam uma bela copa contida. As flores emergem do tronco e galhos, fazendo surgir as saborosas jabuticabas de casca verde mesmo quando maduras que, por ser muito fina, pode ser consumida in natura junto com a polpa doce e branca. Devido aos frutos, essa árvore foi batizada de Ibatinga, que no tupi guarani significa fruta branca. A fruta é rica em Vitamina C, ferro, fósforo e cálcio e sais minerais. É também um ótimo remédio para dores de garganta. Antigamente era utilizada no tratamento de asma e tuberculose, sendo a água obtida da fervura de suas folhas e frutos utilizada em gargarejos por seresteiros.
A jabuticabeira é uma árvore de calor, de clima tropical ou subtropical úmido. Pode ser cultivada ao nível do mar. Não suportam secas prolongadas e suportam geadas leves. Regiões de seca será preciso regar a planta ou fazer irrigação controlada. Recomendamos a compra de dois exemplares da muda para uma quantidade maior de produção.
A muda de Jabuticaba Branca adquirida em nosso site produz em entre 6 a 8 anos por ser um cultivar feito por sementes.
Apresenta crescimento lento e precisa que o solo tenha boa fertilidade natural, com capacidade tanto para reter água quanto para drenar rapidamente águas de chuva. O plantio deve ser em solo fértil, em pleno sol ou meia sombra. O solo deve ser composto com matéria orgânica. Esta muda tem exigência de irrigação constante. Para garantir que toda a água seja absorvida e atinja as raízes, o sistema de irrigação por gotejamento é indicado. A terra pode se preparada com adubo orgânico, calcário e cinzas de madeira. Em vaso, misture terra vermelha, uma parte de areia e esterco curtido. Adicione uma camada de pedrisco para uma boa drenagem do vaso. Irrigue diariamente, mas evite o encharcamento. Deixar o vaso em local de boa luminosidade. Deve-se fazer podas no fim do inverno para fazer a formação da planta eliminando ramos e brotos da base e todo o excesso de ramos que nascerem voltados para o interior da copa e para controle da formação da árvore.
*Imagens principais meramente ilustrativas equivalentes a um exemplar adulto da mesma espécie comercializada, já estabelecido, florindo ou frutificando.
Manual de procedimento inicial
Comercio de mudas e plantas para consumidor final. RENASEM N° SP-17893/20 Comercio de presentes e produtos naturais. falecom@jardimexotico.com.br Nossos horários de atendimento são: De segunda à sexta-feira: das 8:00 às 12:00 - das 13:00 às 17:00. Não trabalhamos aos sábado, domingos e feriados.