Ipê " PARATUDO " ou Ipe Amarelo do Cerrado ou Paul D'arcos

Código: B5CRS3C8Y
Ops! Esse produto encontra-se indisponível.
Deixe seu e-mail que avisaremos quando chegar.

Nome científico: Tabebuia Aurea

O nome popular "paratudo" deve-se ao fato de que os pantaneiros do Brasil mascam a casca como remédio para problemas no estômago, vermes, diabetes, inflamações e febres. Outros nomes populares: craibeira, caraiberia, caroba-do-campo, cinco-em-rama, cinco-folhas-do-campo, ipê-amarelo-craibeira, ipê-amarelo-do-cerrado, pau-d'arco. Usada no paisagismo urbano. As flores são comestíveis, apresentando um sabor levemente amargo apreciado por vários animais. As folhas tostadas podem ser utilizadas como estimulante e podem substituir a erva-mate no preparo do chimarrão.

Tamanho da muda com no mínimo 20 cm.

Está na lista da flora ameaçada do estado de São Paulo. A Craibeira foi instituída árvore símbolo do estado em Alagoas em 29 de abril de 1985, pelo decreto estadual 6.239 assinando pelo então governador Divaldo Suruagy. Tronco tortuoso com casca grossa. Folhas compostas com 3-7 folíolos, glabras e subcoriáceas. Fruto: cápsula cilíndrica deiscente. Seus frutos amadurecem entre setembro e outubro e suas flores abrem em agosto-setembro com uma linda tonalidade amarela acentuado. Sua ocorrência é presente no cerrado, caatinga, Amazônia e Pantanal, embora com características morfológicas diferentes, nos estados de Amapá, Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Bahia, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo e Paraná.

Geralmente essas árvores vivem no cerrado e no pantanal. Possui madeira pesada e flexível, mas que apodrece facilmente, sendo usada na fabricação de papel, artigos desportivos, cabos de vassouras, e obras externas. A casca fornece fibra para cordas. De forma geral os ipês ocorrem principalmente em florestas tropicais, mas também podem aparecem de forma exuberante no Cerrado e na Caatinga. Não é uma espécie para áreas com geadas, apesar de tolerar temperaturas baixas.

A muda de Ipê adquirida em nosso site produz de 1 a 2 anos por ser um cultivar feito por sementes.

O ideal é que o ipê seja cultivado sob luz filtrada. Prefere solos argilosos, profundos, úmidos e bem drenados. É uma planta de fácil cultivo que pode dividir uma área com outras espécies plantadas. As adubações para os ipês podem ser realizadas com compostos orgânicos. É necessário realizar as podas no inverno. Faça a limpeza para evitar nós entre os galhos e o surgimento de brotos no tronco, cujo desenvolvimento concorre com o crescimento da planta. Aplicação de podas de condução é boa para manter a árvore com porte menor.

ATENÇÃO
*Nossas mudas não são enviadas com vasos, não são enviadas com frutos, não são enviadas com folhas, (pois sofrem poda pré transporte) E NÃO são plantas adultas.
*Imagens principais meramente ilustrativas equivalentes a um exemplar adulto da mesma espécie comercializada, já estabelecido, florindo ou frutificando. 

  Manual de procedimento inicial 

            

Sobre a loja

Viveiro de Mudas RENASEM N° SP-16867/2018 falecom@jardimexotico.com.br Nossos horários de atendimento são: De segunda à sexta - feira: das 8:00 às 13:00 - das 14:00 às 17:00. Não trabalhamos aos sábado, domingos e feriados.

Social
Pague com
  • Pagar.me V2
  • Mercado Pago
  • PagSeguro V2
Selos

BUQUE GIGANTE EIRELI - CNPJ: 28.066.332/0001-98 © Todos os direitos reservados. 2021