Nome científico: Heliconia Rostrata Ruiz e Pav.
Nativas das florestas tropicais do continente americano, as Helicônias são plantas arbustivas que contam com centenas de espécies, cada qual com porte, características e coloração da flor específicos. As flores remetem a um desenho de bico de tucano. É uma planta de valor paisagístico que também é utilizado como flor de corte para decorações. Uma planta típica das florestas amazônicas no Brasil e Peru, essa parente distante da bananeira faz parte de um grupo botânico muito popular, com mais de 250 espécies. Esta espécie produz lindas flores com cores vermelho vivo e amarelo. Cresce até 2 metros.
Este produto é comercializado em forma de 1 rizoma.
A helicônia é uma herbácea perene. Formam lindas touceiras cuja altura pode variar entre 50cm e 3m dependendo da espécie. Com grandes folhas verdes e lustrosas muito semelhantes às das bananeiras. As flores compridas podem ser pendentes ou ascendentes, apresentam intensa coloração, produzem néctar atrativo aos beija-flores e são muito duráveis. O período de florescimento da Helicônia varia de espécie para espécie e é afetado pelas condições climáticas. O pico de produção normalmente ocorre no início do verão, declina no outono e cessa no inverno.
Excelentes para jardins decorativos externos, não necessitam de replantio e podem durar décadas. Quando bem adubadas, irrigadas e em clima favorável, as helicônias produzem flores durante o ano todo!
A Helicônia aprecia clima tropical, subtropical e equatorial. Não é tolerante ao frio excessivo. Devem ser protegidos da chuva e ventos. Aprecia clima quente e úmido (21º a 35º)
Muito rústicas, se adaptam a qualquer tipo de clima e solo. Porém se adapta melhor ao solo arenoso. O plantio dos rizomas deve ser feito em local com boa luminosidade, porém protegido de raios solares diretos, sob luz filtrada. A terra deve ser composta com húmus. A Helicônia aprecia solos ácidos. A Helicônia aprecia solo úmido, mas nunca encharcado. Em locais secos e de temperatura elevada as irrigações devem ser diárias. Não é necessário fazer podas, apenas limpeza das touceiras e da invasão de ervas daninhas. Também é preciso fazer retirada de folhas secas e doentes. A Helicônia aprecia adubação orgânica e mineral que utiliza compostos químicos, como fosfatos e carbonatos. O espaçamento entre uma planta e outra também é importante, pois elas precisam de muito espaço para se espalhar.
ATENÇÃO
*Nossas mudas não são enviadas com vasos, não são enviadas com frutos, não são enviadas com folhas, (pois sofrem poda pré transporte) E NÃO são plantas adultas.
*Imagens principais meramente ilustrativas equivalentes a um exemplar adulto da mesma espécie comercializada, já estabelecido, florindo ou frutificando.
Manual de procedimento inicial
Viveiro de Mudas RENASEM N° SP-16867/2018 falecom@jardimexotico.com.br Nossos horários de atendimento são: De segunda à sexta - feira: das 8:00 às 13:00 - das 14:00 às 17:00. Não trabalhamos aos sábado, domingos e feriados.