Guaraná da Amazônia

Código: guara
Selecione a opção de Quantidade de Mudas::
Ops! Esse produto encontra-se indisponível.
Deixe seu e-mail que avisaremos quando chegar.
Ops! Esse produto encontra-se indisponível.
Deixe seu e-mail que avisaremos quando chegar.
Ops! Esse produto encontra-se indisponível.
Deixe seu e-mail que avisaremos quando chegar.

Nome científico: Paullinia Cupana

Originário da Amazônia, é encontrado no Brasil, Peru, Colômbia e Venezuela. Cipó que pode crescer indefinidamente (necessitando de tutoreamento ou apoios), o guaraná produz cachos de pequenos frutos de casca vermelha, polpa branca e semente preta, que quando maduros evidenciam todas as partes. Diz a lenda que a tribo de Munducurucânia era muito próspera pois nunca passava necessidades nem lhe assolavam as doenças. Isso devia-se a um curumim especial, garotinho que era protegido por todos devido à crença de que era ele quem trazia a boa sorte. Porém uma cascavel lhe tirou a vida. Tupã, vendo a tristeza na qual se enterrou a tribo, recomendou que fossem plantados os olhos do garoto. Assim feito, tempos depois nascia o cipó de guaraná com seus muitos olhos a trazerem força e vitalidade. No tupi, a palavra da qual derivou guaraná significa fruta que vê ou observa.

Tamanho da muda com aproximadamente 15cm.

O guaraná é um estimulante natural devido à cafeína que é absorvida lentamente e, portanto, tem efeito mais duradouro do que o café, no entanto quando ingerido em excesso provoca efeitos colaterais como insônia, irritabilidade, taquicardia, azia e dependência física. Mas, quando usado moderada e especificamente, tem grandes benefícios: aumenta a resistência nos esforços mentais e musculares, diminui a fadiga motora e psíquica, proporciona maior rapidez e clareza do pensamento. Os taninos que contém são adstringentes e ajudam a combater a diarreia. O pó de guaraná pode facilitar as dietas para perda de peso.

As sementes são pulverizadas, assadas e misturadas com água, formando assim barras que depois de secas servem para o preparo de sucos, refrigerantes e xaropes. No entanto, o sabor do guaraná em si é de um amargor característico, por isso é comum que as quantidades de açúcar nos preparados industrializados seja excessiva. Quando se cultiva guaraná, além de atrair pássaros, pode-se comer a polpa branca adocicada, lavar e torrar as sementes e depois batê-las no pilão ou processador com um pouco de água, formando bastões que depois de bem secos ao sol podem ser guardados em vidros. Para usar, basta ralar os bastões, produzindo com o pó suas próprias bebidas de guaraná ou complementar massas como pães e bolos. O guaraná da Amazônia deve ser cultivado em climas tropicais. Não aceita frio intenso ou geadas. Espécie adaptada à baixa altitude, clima quente e úmido com 85% de umidade relativa, 26ºC de temperatura média anual.

A muda de Guaraná da Amazônia adquirida em nosso site produz em até 2 anos por ser um cultivar feito por sementes.

O cultivo deve ser feito em locais levemente úmidos, onde haja sombra parcial, principalmente nos dois primeiros anos. Deve ser uma terra firme, profunda, drenada, porém quimicamente pobres. O plantio do guaranazeiro no Sul da Bahia pode ser feito durante o ano inteiro, recomendando-se, entretanto, o aproveitamento dos dias chuvosos para realização do mesmo.  O caule principal deve ter o seu broto terminal podado com cerca de 1,70m a fim de formar uma copa mais densa e evitar o seu tombamento por excesso de altura. A adubação deverá ser também de 150g de superfosfato simples esterco de gado ou quatro litros de esterco de aves curtido. Realizar podas de limpeza de ramos mal formados ou doentes e para estimular a floração.

ATENÇÃO
*Nossas mudas não são enviadas com vasos, não são enviadas com frutos, não são enviadas com folhas, (pois sofrem poda pré transporte) E NÃO são plantas adultas.
*Imagens principais meramente ilustrativas equivalentes a um exemplar adulto da mesma espécie comercializada, já estabelecido, florindo ou frutificando. 

  Manual de procedimento inicial 

            

Sobre a loja

Viveiro de Mudas RENASEM N° SP-16867/2018 falecom@jardimexotico.com.br Nossos horários de atendimento são: De segunda à sexta - feira: das 8:00 às 13:00 - das 14:00 às 17:00. Não trabalhamos aos sábado, domingos e feriados.

Social
Pague com
  • Pagar.me V2
  • Mercado Pago
  • PagSeguro V2
Selos

BUQUE GIGANTE EIRELI - CNPJ: 28.066.332/0001-98 © Todos os direitos reservados. 2021