Figo Roxo de Valinhos Figueira Muda - Próprio para Vasos

Clique no botão ao lado para assistir ao vídeo relacionado ao produto.

Assistir Vídeo

Figo Roxo de Valinhos Figueira Muda - Próprio para Vasos

Código: figoroxo Marca:
Ops! Esse produto encontra-se indisponível.
Deixe seu e-mail que avisaremos quando chegar.

Nome científico: Ficus Carica

O figo roxo é um vegetal supremo, de fácil cultivo e muito rustico, cultivado pelo Homem a milênios, produz em vasos sem nenhum problema. Além de saboroso e muito apreciado, e altamente nutritivo. É nativo da Europa, mas no período da expansão marítima o comércio de especiarias do oriente disseminou essa iguaria por outros países. Por suas propriedades físico-químicas incomparáveis, o figo roxo é estudado incessantemente por cientistas de todo o mundo. Muitos mistérios ainda se escondem em suas sementes, mas graças aos adventos da ciência moderna, já é possível ver o que há por trás da casca! Espécie de fácil cultivo e produz um fruto bem doce e suculento!

Tamanho da muda com aproximadamente 20 cm, equivalente a ultima foto

É uma árvore perene, que pode atingir em média 8m de altura. Seus ramos frágeis possuem folhas grandes e recortadas, que caducam no inverno. As flores da figueira não são visíveis pois se encontram dentro do figo, que é uma infrutescência e não uma fruta. Os figos podem ser provenientes de plantas masculinas ou femininas, embora os comestíveis sejam da planta feminina (o figo da planta masculina não é comercializado, mas por ter sido usado para alimentar cabritos, recebeu o nome caprifigo). Na Europa, é comum levar caprifigos à plantação de figueiras para que as vespas do caprifigo fertilizem os figos das plantas femininas. No Brasil, a grande maioria das variedades cultivadas não necessita de polinização nem de plantas macho para que produzam figos comestíveis. 

Os figos podem ser verdes, pretos, roxos, amarelos, vermelhos, marrons e esbranquiçados, de acordo com a variedade. São carnudos e suculentos, macios quando maduros, deliciosos e altamente energéticos pois são ricos em açúcar. Quando verdes, é comum que sejam preparados como doce em calda ou caramelizados.

Têm ainda uma série de propriedades medicinais tanto no consumo do próprio figo quanto em preparados a partir das folhas ou até mesmo da seiva (no tratamento de calos). A partir da figueira é possível resolver problemas de aftas, inflamações da boca e gengivites, inflamações da garganta, caspa e dermatite seborreica, ferimentos, doenças pulmonares, constipação intestinal, além de servir como antibiótico e anti-inflamatório. 

O figo roxo é uma espécie de clima mediterrâneo e subtropical, mas tem excelente adaptação climática, podendo ser cultivada de norte a sul do Brasil. É interessante que passe por um período de dormência anual, seja por inverno frio ou seco. Não suporta geadas. Um local com muita sombra é desfavorável para a produção do figo.

A muda de Figo Roxo adquirida em nosso site produz em até 1 ano por ser um cultivar feito por sementes.

Cultivar sob local com boa luminosidade. Em substrato com mistura de esterco animal. Aprecia calcário na mistura do solo da cova. A rega para o Figo deve ser regular, o que significa que deve ser dada água quando o solo começar a ficar um pouco mais seco (coloque o dedo na terra para medir se esta úmida ou seca). São necessárias as podas regularmente, que devem ser realizadas no final do inverno, antes da planta emitir suas brotações e para condução do tamanho da árvore e folhas, além de fortificar o crescimento de folhas novas. Cultivar em vaso de 40 litros. Crie uma camada de pedrisco para melhor drenagem do vaso. As figueiras plantadas em vasos necessitam de mais fertilizante, pois o substrato em que estão é mais limitado em nutrientes. A cada semana, alterne entre um fertilizante líquido rico em potássio e um de uso geral. Cobertura verde ou morta sobre o solo são importantes para evitar doenças e estimular a produção.

Esta é uma planta caducifólia ou decídua, ou seja, que derruba todas as suas folhas em um determinado período todo ano. Sendo assim, dependendo da época do ano que comprar sua muda, ela chegará sem as folhas. Normalmente com plantas europeias (maçãs, ameixas, pêras, uvas, etc.) o período sem folhas ocorre em média do final de janeiro até o final de agosto.

ATENÇÃO
*Nossas mudas não são enviadas com vasos, não são enviadas com frutos, não são enviadas com folhas, (pois sofrem poda pré transporte) E NÃO são plantas adultas.
*Imagens principais meramente ilustrativas equivalentes a um exemplar adulto da mesma espécie comercializada, já estabelecido, florindo ou frutificando. 

  Manual de procedimento inicial 

            

Produtos relacionados

Sobre a loja

Comercio de mudas e plantas para consumidor final, uma ampla variedade de opções, desde mudas de árvores frutíferas mudas suculentas, mudas de plantas ornamentais, mudas de flores, mudas de orquídeas e muitos mais espécies de plantas e mudas raras e exóticas. Tudo para seu Jardim. falecom@jardimexotico.com.br Nossos horários de atendimento são De segunda à sexta-feira: das 8:00 às 12:00 - das 13:00 às 17:00.

Social
Pague com
  • Pagali
  • Pix
Selos

Camila Brito Alegre - CNPJ: 15.235.447/0001-17 © Todos os direitos reservados. 2024