Feijoa ou Goiaba Serrana

Frete Grátis
Código: BZP2EYCB6
Ops! Esse produto encontra-se indisponível.
Deixe seu e-mail que avisaremos quando chegar.

Nome científico: Acca sellowiana

Conhecida popularmente por Feijoa, Goiaba-Serrana, Goiaba do Campo ou Goiaba-Ananás. É um arbusto ou árvore de pequena dimensão, originário das terras altas do sul do Brasil, leste do Paraguai, Uruguai e norte da Argentina. Considerada por muitos o alimento do futuro. Ela é rica em fibras e muito benéfica para saúde e para incluir em uma dieta! Além de possuir um cultivo fácil e ser prático para se ter no jardim, pomar ou em vasos!

Muda com tamanho de aproximadamente 20cm. 

O fruto amadurece no outono e é de coloração verde, com o tamanho de um ovo de galinha e de forma elipsoide. Tem um sabor agradável, aromático e doce. O fruto cai da árvore quando maduro, mas pode ser colhido antes, de modo a não ficar danificado. As pétalas das flores, no final do seu ciclo, também são comestíveis possuindo um sabor suavemente adocicado e agradavelmente perfumado. A feijoa tem que ser mantida na geladeira quando está madura, pois estraga muito rápido na temperatura ambiente! Ela está madura quando a polpa está clara, quando começar a estragar vai aparecer marrom próximo ao centro da fruta. Não coma se ficar mais da metade marrom.

O botânico alemão Otto Karl Berg nomeou o gênero em honra do naturalista luso-brasileiro João da Silva Feijó (1760-1824). Durante o período em que viveu no Ceará, Feijó foi encarregado pela coroa portuguesa de mandar exemplares da flora nordestina para o Real Jardim Botânico da Prússia, o que, mais tarde, ocasionaria a homenagem.

O processo de domesticação da goiabeira serrana no Brasil iniciou-se em 1986 por iniciativa do pesquisador Jean-Pierre Ducroquet, da Empasc. Ducroquet conta que seu interesse pela goiabeira serrana começou depois que o professor R. H. Sharpe, da University of Florida, visitou o Brasil e comentou que a goiabeira serrana, nativa do Brasil, estava sendo cultivada em várias partes do mundo inclusive nos Estados Unidos. A Feijoa é rica em fibras, além de conter vitaminas do complexo B e vitamina C. Além de trazer melhorias a corrente sanguínea, melhorar a imunidade, ajuda no colesterol além de ser ótima para quem tem problemas com pressão.

A feijoa é uma planta de ambientes quentes-temperados a subtropicais, desenvolvendo-se também nos trópicos, requerendo, contudo, alguns dias de baixas temperaturas para poder frutificar. A geada pode acabar danificando os frutos, recomenda-se proteger a espécie nestas épocas.

A muda adquirida em nosso site produz em até 4 anos após o plantio. Cultivar formado por sementes.

A Feijoa deve ser plantada em solo com boa matéria orgânica. Esta espécie adapta-se bem a uma grande variedade de solos, apreciando também os solos ácidos. Entretanto o melhor é plantar em solo areno-argilosos. Cultive em local com boa incidência de sol. Recomenda-se adubação com esterco animal bem curtido, farinha de osso, cascas de ovo moídas, restos orgânicos. O solo deve se manter úmido, mas nunca encharcado; não deve faltar rega adequada na frutificação e floração. A poda é adequada para a formação da árvore, além de dar mais abertura para mais incidência de luz na planta e incentivar a produção dos frutos. Deve-se também eliminar todos os galhos secos, malformados e doentes que a árvore apresentar. Em caso de plantio em vaso, faça uma camada de drenagem com argila expandida, pedra ou pedrisco. Substrato e húmus de minhoca para adubação. O ideal é que a capacidade do vaso seja de 30 e 40 litros. Não esqueça de deixar o vaso em sol pleno e protegido de ventos.

*Nossas mudas não são enviadas com vasos, não são enviadas com frutos, não são enviadas com folhas, (pois sofrem poda pré transporte) E NÃO são plantas adultas.
*Imagens principais meramente ilustrativas equivalentes a um exemplar adulto da mesma espécie comercializada, já estabelecido, florindo ou frutificando.

Manual de procedimento inicial 

         

Produtos relacionados

Sobre a loja

Viveiro de Mudas RENASEM N° SP-16867/2018 falecom@jardimexotico.com.br Nossos horários de atendimento são: De segunda à sexta - feira: das 8:00 às 13:00 - das 14:00 às 17:00. Não trabalhamos aos sábado, domingos e feriados.

Social
Pague com
  • Mercado Pago
  • PagSeguro V2
  • PagSeguro V2
Selos

BUQUE GIGANTE EIRELI - CNPJ: 28.066.332/0001-98 © Todos os direitos reservados. 2021