A Curcuma longa L. faz parte da famíla Zingiberaceae tal qual o gengibre. Por isso tem como característica principal ser risoma horizontal e rastejante, cujas folhas emergem a partir dos bulbos. E justamente por ser risomática, alastra-se com facilidade quando em condições favoráveis (solo úmido, fértil e bem drenado, com boa incidência de sol).
Uma das histórias sobre a origem dessa planta diz que ela foi levada do Oriente (sul do Vietã, antiga Conchinchina) para a Europa pelos adoradores do sol persa, que eram grandes consumidores de açafrão como corante e, ao vê-lo escassear, passaram a usar a cúrcuma, também conhecida como açafrão-da-terra ou açafrão-da-conchinchina.
O que dela se utiliza na culinária, na medicina e industrialmente são os bulbos, que secos e moídos transferem para os alimentos (ou tecidos - como nos antigos mantos budistas) sua forte coloração amarela (por conta da substância ´´curcumina´´), como ocorre no tempero ´´curry´´. Suas propriedades curativas são principalmente anti-inflamatórias e estimulantes.
As flores aparecem uma para cada haste, e nessa variação ´´Doméstica´´ apresentam-se brancas.
Para utilização da cúrcuma (geralmente seca e moída), realizar a colheita cerca de dez meses após o plantio, geralmente após a floração, quando as folhas tendem a secar. Caso não sejam colhidos os bulbos, eles voltam a brotar, pois essa é uma planta de ciclo perene, cuja propagação se dá apenas pelos risomas.
Obs: Este produto é comercializado em forma de 1 Bulbo
Comercio de mudas e plantas para consumidor final. RENASEM N° SP-17893/20 Comercio de presentes e produtos naturais. falecom@jardimexotico.com.br Nossos horários de atendimento são: De segunda à sexta-feira: das 8:00 às 12:00 - das 13:00 às 17:00. Não trabalhamos aos sábado, domingos e feriados.