Cuietê ou Cuieira

Código: cuiete
Selecione a opção de Quantidade:
Ops! Esse produto encontra-se indisponível.
Deixe seu e-mail que avisaremos quando chegar.
Ops! Esse produto encontra-se indisponível.
Deixe seu e-mail que avisaremos quando chegar.
Ops! Esse produto encontra-se indisponível.
Deixe seu e-mail que avisaremos quando chegar.

Nome científico: Crescentia cujete

Originária da América Central, foi introduzida na América do Sul e teve boa adaptação nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. A cabaça do cuietê é popularmente usada para fazer vasilhames e origina também recipientes como a cuia de chimarrão.

Tamanho da muda com aproximadamente 30 cm.

A árvore pode chegar a 12m de altura, com ramos longos, perenes e cheios de folhas até o fim dos galhos. As folhas são grandes, de coloração verde escura brilhante. As flores grandes são solitárias, campanuladas com cálice, de cor branca-amarelada e hermafroditas. Os frutos são verde-claros, arredondados e grandes, surgindo de janeiro a agosto. A cabaça da cuieira quando madura, apresenta coloração marrom-negro e é bem resistente, sendo utilizada como caixa de ressonância em berimbaus e como recipiente para líquidos, incluindo o chimarrão. Possuem boa frutificação, dando origem a várias sementes que podem ser consumidas depois de cozidas, possuindo elevado conteúdo proteico. O cuietê é usado também na medicina popular como antidiarreica, analgésica, antiasmática, além de suas folhas terem aplicações purgativas. Terapeuticamente tem indicações como antibiótico, anti-hemorrágico, anti-inflamatório, analgésico e antialérgico, entre outros usos. Suas sementes podem ser consumidas cozidas ou torradas.

E a polpa, em geral, é usada no preparo de xaropes. O cuietê é uma espécie tropical que aprecia climas quentes e chuvosos. Pode ser cultivada em climas subtropicais tolera climas frios e de 1 ou 2 geadas anuais com o mínimo de 0 grau. Adapta-se a qualquer altitude. A muda de Cuietê adquirida em nosso site produz em até 2 anos por ser um cultivar feito por sementes. O caietê aceita vários tipos de solos, porém se adapta melhor em terras vermelhas, úmidas e ricas em matéria orgânica. Cultivar em pleno sol. No plantio recomenda-se usar esterco de curral ou de composto orgânico. Aprecia o solo úmido, porém sem encharcamentos. Regue de duas a três vezes por semana. Depois de adulta aguenta um bom período de estiagem. Fazer poda de formação e condução de galhos laterais, ramos secos, velhos ou mal formados.

ATENÇÃO
*Nossas mudas não são enviadas com vasos, não são enviadas com frutos, não são enviadas com folhas, (pois sofrem poda pré transporte) E NÃO são plantas adultas.
*Imagens principais meramente ilustrativas equivalentes a um exemplar adulto da mesma espécie comercializada, já estabelecido, florindo ou frutificando. 

  Manual de procedimento inicial 

            

Sobre a loja

Viveiro de Mudas RENASEM N° SP-16867/2018 falecom@jardimexotico.com.br Nossos horários de atendimento são: De segunda à sexta - feira: das 8:00 às 13:00 - das 14:00 às 17:00. Não trabalhamos aos sábado, domingos e feriados.

Social
Pague com
  • Mercado Pago
  • PagSeguro V2
  • PagSeguro V2
Selos

BUQUE GIGANTE EIRELI - CNPJ: 28.066.332/0001-98 © Todos os direitos reservados. 2021