Abiu roxo ou Caimito

Código: cai
Selecione a opção de Quantidade de Mudas::
Ops! Esse produto encontra-se indisponível.
Deixe seu e-mail que avisaremos quando chegar.
Ops! Esse produto encontra-se indisponível.
Deixe seu e-mail que avisaremos quando chegar.

Nome cientifico: Chrysophyllum cainito

Abiu Roxo, difere do Abiu Amarelo não apenas na cor, mas também em suas folhas, textura da fruta e sabor (mais doce e suculento), além de não apresentar a substância látex, como no amarelo, ambos, porém, compartilham da mesma origem geográfica e são igualmente nutritivos.

Tamanho da muda com aproximadamente 15cm, equivalente à última foto.

Também conhecido pelos nomes de abieiro, abiu, abiurana, caimito, abiurana-acariquara, abiorama, abio ou guapeva ou cabo-de-machado é uma árvore frutífera da família Sapotaceae, nativa da Amazônia Central e da Mata Atlântica costeira do Brasil. A árvore é perenifólia, que pode crescer até 20 metros de altura. As folhas, cartáceas, são glabras, dispostas na extremidade dos ramos, e medem de 5 a 20 cm de comprimento.

As inflorescências em fascículo ficam sobre os ramos finos, e as flores miúdas são perfumadas. Formam-se em dezembro- janeiro no Sudeste.

Sua polpa é suculenta, com sementes, e quando madura tem a cor roxa nas laterais que envolvem as sementes. A cor da dessa fruta é, de fato, um atrativo pelo roxo brilhante de sua casca que chama muito atenção por sua intensidade. Suas folhas são lustrosas, de formato oval e lisas em sua superfície. Na parte inferior possuem um aspecto de cor mais pálido com pequenos “pelos”.

Lugares quentes e úmidos, com chuvas distribuídas o ano todo, é o ideal para o plantio do abieiro, que não suporta geadas. A espécie também se adapta a locais com temperaturas mais amenas (clima subtropical).

Deve ser cultivada, contudo, em pleno sol, para atingir uma produção de frutos vigorosa, desde que não seja submetida a seca.

A muda de Abiu roxo adquirida em nosso site pode produzir em até 3 anos, cultivar formado por sementes. Deve ser cultivada em terra firme, com solos profundos e com boa drenagem o ano inteiro, faça o tutoramento com estacas de bambu para que as mudas não tombem com rajadas de vento. Recomendável fazer adubação com esterco de galinha. O crescimento avançado da Abiu pode ser controlado com duas podas por ano da porção terminal.

*Imagens principais meramente ilustrativas equivalentes a um exemplar adulto da mesma espécie comercializada, já estabelecido, florindo ou frutificando

Manual de procedimento inicial 

          

Produtos relacionados

Sobre a loja

Viveiro de Mudas RENASEM N° SP-16867/2018 falecom@jardimexotico.com.br Nossos horários de atendimento são: De segunda à sexta - feira: das 8:00 às 13:00 - das 14:00 às 17:00. Não trabalhamos aos sábado, domingos e feriados.

Social
Pague com
  • Mercado Pago
  • Mercado Pago
  • PagSeguro
Selos

BUQUE GIGANTE EIRELI - CNPJ: 28.066.332/0001-98 © Todos os direitos reservados. 2020