Cagaita

Código: Cagaita
Selecione a opção de Quantidade de Mudas::
Ops! Esse produto encontra-se indisponível.
Deixe seu e-mail que avisaremos quando chegar.
Ops! Esse produto encontra-se indisponível.
Deixe seu e-mail que avisaremos quando chegar.
Ops! Esse produto encontra-se indisponível.
Deixe seu e-mail que avisaremos quando chegar.

Nome científico: Eugenia dysenterica

Árvore nativa brasileira, ocorre principalmente nas regiões de cerrado, e como é da família Myrtaceae, produz frutos semelhantes às jabuticabas e araçás.

Tamanho da muda com aproximadamente 15cm.

A cagaiteira é muito bonita com sua casca grossa típica do Cerrado, onde a mesma é utilizada na construção civil. A copa da cagaiteira é frondosa coberta de folhas verdes brilhantes, podendo chegar aos 8m de altura. As belas flores brancas costumam surgir muito abundantes em agosto e, por ser planta melífera e perfumada, atrai abelhas e pássaros.

Os frutos tendem a começar em outubro, com sabor ácido e textura macia, ricos em vitamina C e antioxidantes, bons para dar energia ao corpo! São geralmente consumidos no preparo de sucos, sorvetes, compotas, geleias, licores e, quando in natura, é importante fugir daqueles que tenham sido muito aquecidos pelo sol (geralmente os que após caírem no chão começam a fermentar), pois têm forte efeito laxativo, justificado seu nome científico! Já as folhas, ao contrário dos frutos, têm ação antidiarreica.

Por ter porte médio e ser muito bonita quando se encontra na época da floração, a cagaiteira é utilizada como ornamentação. Em Brasília, por exemplo, é comum vermos cagaiteiras enfeitando a cidade, compondo um paisagismo público que agrega beleza e benefícios à população.

É planta de lento crescimento nos 2 primeiros anos iniciais de cultivo, mas é adaptável a diversas condições, podendo ser cultivada em climas com temperaturas anuais entre 18 a 36 graus, resistindo bem a geadas de até menos 3 graus negativos, frutifica em altitudes desde o nível do mar até 1.000 acima do nível do mar. Em seu lugar de origem as chuvas vão de 1.000 a 1.800 milímetros anuais.

A cagaita é uma fruta nativa brasileira, originária do Cerrado. Ocorre no Brasil em vários estados brasileiros como planta nativa, principalmente no Centro, Sudeste, Norte e Nordeste, sendo comum em alguns estados, como Goiás, Minas Gerais e Bahia.

A muda de Cagaita adquirida em nosso site produz em até 6 anos por ser um cultivar feito por sementes.

Cultive a Cagaita em pleno sol em solo argiloso ou arenoso e bem drenado, com 30% de matéria orgânica misturado e 500 g de cinzas de madeira aos 30 cm de terra da superfície da cova. De preferência a plantar em épocas mais chuvosas. Convém irrigar a Cagaita diariamente de manhã e final de tarde. Fazer apenas podas de limpeza eliminando os galhos voltados e cruzados para o interior da copa.

ATENÇÃO

*Nossas mudas não são enviadas com vasos, não são enviadas com frutos, não são enviadas com folhas, (pois sofrem poda pré transporte) E NÃO são plantas adultas.
*Imagens principais meramente ilustrativas equivalentes a um exemplar adulto da mesma espécie comercializada, já estabelecido, florindo ou frutificando. 

  Manual de procedimento inicial 

             

Sobre a loja

Viveiro de Mudas RENASEM N° SP-16867/2018 falecom@jardimexotico.com.br Nossos horários de atendimento são: De segunda à sexta - feira: das 8:00 às 13:00 - das 14:00 às 17:00. Não trabalhamos aos sábado, domingos e feriados.

Social
Pague com
  • Mercado Pago
  • PagSeguro V2
  • PagSeguro V2
Selos

BUQUE GIGANTE EIRELI - CNPJ: 28.066.332/0001-98 © Todos os direitos reservados. 2020