A atemoia é uma fruta híbrida que é obtida através do cruzamento da cherimoia (Annona cherimola, Mill) com a fruta-pinha (Annona squamosa, L.), é uma fruta muito doce e procurada devido a seu excelente sabor e textura, daquelas de quem experimenta uma vez sempre vai querer mais, nativa das regiões tropicais do Peru, Equador e Colômbia, pertencentes à família das anonáceas (a mesma da graviola).
O plantio da atemóia através da propagação por sementes não é recomendado porque surgem grandes variações, visto que é uma híbrida. No cultivo da atemóia, devem-se utilizar sempre mudas enxertadas e sadias. Se você deseja adquirir novas cultivares, aí sim, utilize as sementes.
O fruto possui uma casca rugosa e pontiaguda, trazendo em seu interior uma polpa branca adocicada com sementes negras.
No Brasil as primeiras plantações começaram na década de 60, hoje a área plantada é de aproximadamente um mil hectares, concentrados nas Regiões Sul e Sudeste. O estado de maior produção de atemóia é São Paulo com 43,8%, Minas Gerais, Paraná e Bahia ficam com 18,8% cada. A plantação da atemóia está restrita em alguns países tropicais e subtropicais, isso porque adapta-se melhor às condições intermediárias entre a cherimóia (clima subtropical) e a pinha (clima tropical). Mas ela também é muito vendida em outras regióes como o norte de Minas Gerais e outros estados, além de ser produzida no Sul e Sudeste do Brasil.
Tamanho minimo da muda ENXERTADA 20cm
PRODUZ EM ATÉ 2 ANOS
*Imagens principais meramente ilustrativas equivalentes a um exemplar adulto da mesma espécie comercializada, já estabelecido, florindo ou frutificando.
Viveiro de Mudas RENASEM N° SP-16867/2018