Andiroba da Amazônia

Código: NBMP2Q4YR
Ops! Esse produto encontra-se indisponível.
Deixe seu e-mail que avisaremos quando chegar.

Nome cientifico: Carapa guaianensis
 

Nativa da Amazônia, a Andiroba é uma árvore da família Meliaceae. Conhecida também como andirova, andiroba- suruba, angirova, carapa e purga-de-santo-inácio, sendo seu nome mais comum derivado de ãdi'roba, termo tupi que significa "óleo amargo" (presente nas sementes). É reconhecida oficialmente pelo Ministério da Saúde do Brasil como fitoterápica.
 

Tamanho da muda com aproximadamente 25cm.
 

Árvore de grande porte, que chega a atingir 30m de altura, com copa de tamanho médio e bastante ramosa. A casca é grossa, tem sabor amargo e desprende-se facilmente em grandes placas, possuindo aplicação na marcenaria, na carpintaria e na medicina popular. As flores são pequenas, de cor amarela, creme ou vermelha, surgindo numa espécie de cacho. Floresce duas vezes ao ano, em agosto-setembro e janeiro-fevereiro.
 

Geralmente de janeiro a maio (o que pode variar de acordo coma região) começa a produção dos frutos, que são cápsulas que se abrem quando caem no chão, liberando de quatro a seis sementes das quais se extrai o azeite de andiroba, que tem usos antissépticos, cicatrizantes e anti-inflamatórios, sendo comum em velas (devido à ação repelente), sabonetes (por ser tônico para a derme), ou virgem (para contusões e cicatrizações, podendo ser usado até mesmo em feridas abertas). Além disso é tido como remédio para calvície e também funciona bem como solvente natural.
 

Principalmente por não ser uma planta muito forte, as chuvas fortes e derrubadas estão pondo em risco a sua sobrevivência. Seu risco de extinção preocupa também pelo fato de ser uma planta medicinal. Faz parte do módulo da vitrine de técnicas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Floresta, num sistema agroflorestal multiestrato.
 

A andiroba é cultivada em regiões de clima equatorial, de altíssima umidade e temperaturas elevadas, vai bem e em locais de várzea e alagadiças, beiras de rios, igarapé e mata fluvial.
 

A muda de Andiroba adquirida em nosso site pode produzir em até 3 anos por ser um cultivar de muda feita por sementes.

A muda deve ser plantada em terra com bom substrato de matéria orgânica e mantido em áreas semisombreadas. É considerada uma planta de crescimento rápido em boas condições de cultivo. Precisa estar em um local com grande irrigação, como de áreas alagadiças.

 

*Imagens principais meramente ilustrativas equivalentes a um exemplar adulto da mesma espécie comercializada, já estabelecido, florindo ou frutificando.

 

      Manual de procedimento inicial 

                   

Produtos relacionados

Sobre a loja

Viveiro de Mudas RENASEM N° SP-16867/2018 falecom@jardimexotico.com.br Nossos horários de atendimento são: De segunda à sexta - feira: das 8:00 às 13:00 - das 14:00 às 17:00. Não trabalhamos aos sábado, domingos e feriados.

Social
Pague com
  • Mercado Pago
  • Mercado Pago
  • PagSeguro
Selos

BUQUE GIGANTE EIRELI - CNPJ: 28.066.332/0001-98 © Todos os direitos reservados. 2020