Nome científico: Chrysobalanus icaco
O Ajurú tem vasta distribuição na costa atlântica das Américas, desde a Flórida até o Rio de Janeiro. Habita preferencialmente restingas ou cordões arenosos nestes locais. Existem diversas variedades com frutos brancos, vermelhos, roxos, pretos e verdes.
Tamanho da muda com aproximadamente 10cm.
Seu nome vem de "Abajerú", que no Tupi guarani significa “Fruta de papagaio falante”. É conhecida também como Ajurú, Icaco e Maçãzinha da praia (por conta do sabor da polpa).
Os frutos são consumidos ao natural e, no Brasil, muito comercializados em feiras da região amazônica. As folhas e raízes são utilizadas para o preparo de chás com fins medicinais. Adapta-se a vários tipos de clima, sendo característica das dunas arenosas e praias. A arvoreta não ultrapassa os 4m, sendo muito bonita e ótima para ornamentar jardins em regiões à beira-mar, tolerando bem os ventos.
A muda de Ajuru vermelho adquirida em nosso site pode produzir em até 4 anos. Cultivar por semente.
O cultivo deve ser feito em pleno sol, em solos arenosos e salgados. Também em solos normais para amplos espaços, em grupos formando conjuntos esparsos no meio do gramado, mantido com ou sem podas de contenção. Não tolera o frio, sendo o seu cultivo indicado apenas para os trópicos.
*Imagens principais meramente ilustrativas equivalentes a um exemplar adulto da mesma espécie comercializada, já estabelecido, florindo ou frutificando.
Manual de procedimento inicial
Viveiro de Mudas RENASEM N° SP-16867/2018 falecom@jardimexotico.com.br Nossos horários de atendimento são: De segunda à sexta - feira: das 8:00 às 13:00 - das 14:00 às 17:00. Não trabalhamos aos sábado, domingos e feriados.