Açaí Pescoço Vermelho - Raro

Código: XV9LZT6CC
Ops! Esse produto encontra-se indisponível.
Deixe seu e-mail que avisaremos quando chegar.

Nome cientifico: Euterpe Oleracea

Mais ornamental que o açaí convencional devido ao pseudocaule vermelho ou alaranjado, essa palmeira é muito rara mesmo em seu habitat natural em regiões de solos arenosos da caatinga e savanas da bacia amazônica.

Tamanho da muda com aproximadamente 20cm, equivalente à segunda foto.

Esse açaizeiro chega a medir 10m de altura, com touceiras de poucas hastes. As bases de suas raízes também vermelhas ficam expostas sob o solo, e são utilizadas para preparar extratos contra malária (tratada na medicina popular com os frutos), hepatite, febre amarela e pneumonia.

Os frutos possuem os mesmos usos do açaí comum, os quais precisam passar por alguns processos antes do consumo para desprender a polpa do caroço. Isso pode ser feito em máquinas simples ou mesmo manualmente (depois de ter ficado de molho na água, é amassado). Esses processos devem ser feitos imediatamente após a colheita, caso contrário os frutos começam a oxidar. Depois disso, as sementes secas destinam-se ao artesanato.

Muito consumido como suco, creme, sorvete ou pirão, pode ainda servir para o preparo de geleias e até vinhos. Na Amazônia o açaí é tradicionalmente acompanhado pela farinha de mandioca ou tapioca, geralmente gelado. Há quem prefira fazer um pirão com farinha e comer junto com peixe assado ou camarão. Portanto, é bem versátil com relação ao acompanhamento doce ou salgado. As propriedades estimulantes presentes no fruto são semelhantes às encontradas no café ou em bebidas energéticas.

O açaí é de cultivo de regiões tropicais. Vai bem em muitas regiões do Brasil. A muda se estabiliza bem em climas quentes e úmidos. Não suporta secas prolongadas. Vai bem em regiões sempre quente em regiões de temperatura média entre 28º graus, e com boa quantidade de chuva. Não tolera geadas.

A muda de açaí adquirida em nosso site é um cultivar feito por sementes.

Seu plantio é indicado em solos sempre úmidos. Portanto, os açaizais propagam melhor quando cultivados em solos de textura média, sempre considerando, é claro, a necessidade de adubação quando pobres em nutrientes. O açaí é exigente em questões de irrigação. As áreas arenosas com baixa capacidade de retenção de água devem ser evitadas. Utilize adubo orgânico curtido, tais como esterco de curral ou de galinha. Deve-se ser feita a partir de 1 ano a limpeza da touceira, eliminando perfilhos excedentes e que estejam mais velhos e das folhas mortas.

O Jardim Exótico comercializa outra variedade de açaí: veja em https://www.jardimexotico.com.br/acai

*Imagens principais meramente ilustrativas equivalentes a um exemplar adulto da mesma espécie comercializada, já estabelecido, florindo ou frutificando.

  Manual de procedimento inicial 

              

Produtos relacionados

Sobre a loja

Viveiro de Mudas RENASEM N° SP-16867/2018 falecom@jardimexotico.com.br Nossos horários de atendimento são: De segunda à sexta - feira: das 8:00 às 13:00 - das 14:00 às 17:00. Não trabalhamos aos sábado, domingos e feriados.

Social
Pague com
  • Mercado Pago
  • PagSeguro V2
  • PagSeguro V2
Selos

BUQUE GIGANTE EIRELI - CNPJ: 28.066.332/0001-98 © Todos os direitos reservados. 2020