Nome cientifico: cereus tetragonus
Cactaceae é a família botânica representada pelos cactos. São aproximadamente 84 gêneros e 1.400 espécies, que podem crescer tanto como árvores, arbustos ou forrações, havendo também epífetas.
Mini cacto com aproximadamente 10cm.
Nativos das Américas, têm na região do México história acentuada: Tenochtitlan, por exemplo, que é o nome mais antigo da Cidade do México, significa "Lugar dos Cactos Sagrados". No atual Brasão do México existem uma águia, uma serpente e um cacto. Para os índios norte-americanos, muitas espécies eram fonte de alcalóides usados em cerimônias religiosas. Hoje, além de seu uso como produto alimentício (geleias, fruta, vegetais) e até farmacêutico, seu uso principal é como hospedeiro para a cochonilha, inseto do qual um corante vermelho carmim é obtido e utilizado na produção de Campari ou batom. Particularmente na América do Sul, cactos mortos do tipo coluna, rendem valiosa madeira para construção.
Foi Cristóvão Colombo quem levou o primeiro melocactus à Europa, causando grande interesse científico. Com o passar do tempo, o interesse comercial foi se elevando a ponto de hoje algumas espécies estarem sob ameaça de extinção. Isso também porque muitas delas são endêmicas de pequenas áreas, que se destruídas acarretam o fim da espécie. No México se alguém é flagrado coletando cacto pode ser preso, mas contraditoriamente muitas áreas nativas são derrubadas para construção de estradas...
O cultivo de mini cactos deve ser em região de calor e muito sol.
Deve ser cultivada sob sol pleno, em solo arenoso, leve e enriquecido com matéria orgânica. Resistente ao calor e ao frio de até -7°C. Irrigue a intervalos espaçados, não permitindo que a planta fique encharcada. Se cultivada em vasos, pode se beneficiar da meia sombra, mas recebendo pelo menos 6 horas diárias de sol, condição esta que encontramos próximo a uma janela de face norte por exemplo. Você pode utilizar o mesmo substrato leve e aerado utilizado para suculentas nesta espécie. Não coloque a planta em vaso sobre um pratinho, pois a água empoçada lhe será prejudicial, promovendo o apodrecimento rápido das raízes da planta.
Reduza as regas e suspenda a fertilização no inverno.
Manuseie este cacto com luvas grossas, pois seus espinhos podem ferir.
*Imagens principais meramente ilustrativas equivalentes a um exemplar adulto da mesma espécie comercializada, já estabelecido, florindo ou frutificando.
Manual de procedimento inicial
Viveiro de Mudas RENASEM N° SP-16867/2018 falecom@jardimexotico.com.br Nossos horários de atendimento são: De segunda à sexta - feira: das 8:00 às 13:00 - das 14:00 às 17:00. Não trabalhamos aos sábado, domingos e feriados.