Orquídea Catasetum saccatum

Código: 9FM7ERE5J
Ops! Esse produto encontra-se indisponível.
Deixe seu e-mail que avisaremos quando chegar.

A Catasetum saccatum é uma variedade de flores avermelhadas com uma mácula amarela ao topo, que surgem de uma haste floral longa e pendente. “Saccatum” significa “com bolsa (saco \ mala)”, devido à aparência da base das flores masculinas. É uma variedade de orquídea bastante diferenciada das que estamos habituados: pendões e folhas longas, grandes, com flores de formatos inusitados!

Gênero pertencente à família das orquídeas, cujo nome deriva do grego: κατα (kata), que significa “para baixo”, e do latim: seta, que significa “seda”, numa referência aos dois apêndices (que são prolongamentos da coluna) semelhantes a antenas voltadas para baixo, no interior do labelo das flores masculinas, cuja interessante função é expelirem o polinário à distância quando tocadas.

Existem mais de 160 espécies epífitas (além de algumas raras terrestres ou rupícolas), encontradas do México ao norte da Argentina, com o maior número de espécies na Amazônia, tanto que as variedades brasileiras abarcam mais de 100 espécies. 

Apresentam três tipos diferentes de flores: masculinas, femininas e ocasionalmente hermafroditas, geralmente em hastes separadas mas ocasionalmente na mesma inflorescência. As pétalas e sépalas são inteiramente livres, parecidas, podendo ser curvadas para trás, acanoadas ou coniventes. Via de regra, são muito abundantes quando masculinas e em menor quantidade quando femininas. As masculinas apresentam formatos muito variáveis, normalmente de coloridos vistosos. As flores femininas de quase todas as espécies são verdes e parecidas, de modo que é difícil a identificação de uma espécie pelas flores femininas. 

Então, a maior curiosidade das Catasetuns está mesmo na questão das flores, tanto que há estudos que acreditem que a variação hídrica, térmica, e a luminosidade podem estar intimamente ligadas à indução das flores femininas. 

Outro aspecto interessante está na capacidade de redução do metabolismo frente a qualquer ataque de pragas ou variações climáticas, esse processo é comumente chamado de dormência, no qual a planta perde as folhas e reduz a absorção de água e nutrientes, permancendo latente até que as adversidades passem, brotando normalmente logo após.

O gênero Catasetum é extremamente adaptável, mas requer umidade constante e calor, além de alta quantidade de Nitrogênio para o seu desenvolvimento.

 

Tamanho da muda com no mínimo 5 cm, equivalente à última foto.

*Imagens principais meramente ilustrativas equivalente à um exemplar adulto da mesma espécie comercializada, já estabelecido, florindo.

Produtos relacionados

Pague com
  • Depósito Bancário
  • PagSeguro
Selos

Camila Alegre - CNPJ: 15.235.447/0001-17 © Todos os direitos reservados. 2016